polpa do coração


E-mail this post



Queres que eu me lembres de ti?(?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Crepitam as castanhas na caruma acesa. Arde. Queima. Já estão assadas? Puxam-me a saia. Uma mão pequenina. Olá. Chamam-me “Castanhita”, mas o meu nome é Catarina. Tu, Catarina, a dos olhos grandes e negros. Gosto de castanhas. Senhora, já está? Dê-me uma, por favor...
Viram-se as castanhas, para queimar do outro lado. Uma a uma, enegrecem-se os dedos. Cobre-se de caruma e o fósforo cai, desamparado, entre as agulhas. A chama dança à minha frente. Não vejo mais nada, apenas as cores vibrantes e, como uma traça, encanto-me neste feitiço. Cheira a frio e a casca estaladiça. Parte-se o invólucro entre os dedos sujos e a polpa fumegante entra na boca, a escaldar a língua.
Olá “Castanhita”. Toma lá esta, que tem duas, para sermos comadres. E, com cuidado, descasco uma castanha e coloco na mão pequenina estendida na direcção do meu sorriso. Quente. Quente. Queima, senhora. Os olhos negros de carvão da “Castanhita” pegam-me no coração e aquecem-no também. Tenho agora um coração de castanha, a escaldar. Deixo a casca estalar por entre os teus dedos. É que eu sou sorriso e sou mão. Sou castanha e sou coração. Sou frio e polpa escaldante. Sou língua queimada e dedos pequeninos. Sou menina imensa e sou mulher de alma de Catarina. Que não existe, mas que está por todo o lado, perdida no fumo e nas imagens tremidas entre as chamas.


3 reacções a “polpa do coração”

  1. Anonymous Anónimo 

    Um coração de castanha, podemos comer hoje essa castanha? Talvez seja melhor não... acho q é capaz de te fazer mal, não sei, digo eu ;-)

  2. Anonymous Anónimo 

    Não sei se gosto mais do sabor se do cheiro das castanhas assadas...
    É Outono e o resto é conversa o frio anda por aí e já se vêm os casacos :)*

  3. Anonymous Anónimo 

    Talvez sejas todos os sentidos...
    BJ SK

palavras soltas

      Convert to boldConvert to italicConvert to link